NÃO PERCAM!

Acompanhem as postagens anteriores
Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de maio de 2010

COPA DA MUNDO - 2002


Por Felipe Dótoli

Uma das seleções mais inconstantes que o Brasil já teve. Do final do mundial da França até o começo da copa na Ásia, o Brasil teve quatro técnicos, Vanderlei Luxemburgo, Candinho, Emerson Leão e Felipão.

A seleção tinha no comando de frente um atacante desacreditado pela grande maioria dos brasileiros. Mas como sempre fez em sua carreira, Ronaldo se superou e mostrou o porque de toda confiança de Scolari em sua convocação. Sete jogos e sete vitórias, parece ter sido um caminho fácil, mas não foi bem assim.

O Brasil caiu no grupo C, com Turquia, China e Costa Rica. Os turcos foram os primeiros a encarar o time brasileiro, e saíram na frente com um gol de Sas no fim do primeiro tempo. Mas no segundo tempo tudo voltou ao normal, com gols de Ronaldo e Rivaldo, o Brasil venceu por 2x1. A China não teve nem a chance de jogar, 4x0 para os brasileiros. Para finalizar a fase de grupos a Costa Rica, mais uma goleada, desta vez por 5x2, e estávamos na próxima fase.

A Bélgica foi a adversária nas oitavas, e mesmo jogando melhor perdeu por 2x0, gols de Rivaldo e Ronaldo, os belgas ainda tiveram um gol mal anulado pelo árbitro. Nas quartas um grande clássico, Brasil x Inglaterra. Pode-se dizer que este jogo foi o mais emocionante para os brasileiros. Aos 23 minutos da primeira etapa, após uma falha do zagueiro Lúcio, Michael Owen abril o marcador. O desastre estava se desenhando, mas antes que o juiz apitasse o intervalo, Rivaldo, após boa jogada de Ronaldinho, empatou o jogo. O próprio Ronaldinho fez o gol da vitória, aos 5 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta no minímo estranha, em que Seaman, goleiro inglês, não conseguiu defender. 2x1 e Brasil nas semi finais.

Mais uma vez no caminho do Brasil, a Turquia, que fez um jogo durissimo, em que sua defesa só foi superada aos 4 do segundo tempo, com Ronaldo. Os brasileiros se seguraram como podiam, e garantiram a vitória magra de 1x0. Pela terceira vez seguida o Brasil estava em uma final.

A Alemanha chegou à final com uma pinta de favorito, o seu goleiro Oliver Kahn já tinha sido eleito o melhor jogador da copa, mesmo antes da final. Com dois gols de Ronaldo, ambos no segundo tempo, o primeiro aos 22 e o segundo aos 34 minutos o Brasil vencer. Com os 2x0 os brasileiros se sagraram campeões pela quinta vez, e Ronaldo foi o artilheiro com oito gols.

O Brasil foi à copa na Coréia e Japão com:

Goleiros - Marcos (Palmeiras), Dida(Corinthians) e Rogério Ceni(São Paulo);

Laterais - Cafú(Roma-ITA), Roberto Carlos(Real Madrid-ESP), Belletti(São Paulo) e Júnior(Parma-ITA);

Zagueiros - Lúcio(Bayern Leverkusen-ALE), Roque Jr.(Milan-ITA), Edimilson(Lyon-FRA) e Anderson Polga(Grêmio);

Meias - Ricardinho(Corinthians), Kaká(São Paulo), Vampeta(Corinthians), Gilberto Silva(Atlético Mineiro), Ronaldinho(Paris Saint-Germian-FRA), Juninho Paulista(Flamengo) e Kléberson(Atlético Paranaense);

Atacantes - Ronaldo(Internazionale-ITA), Edilson(Corinthians), Denilson(Bétis-ESP), Rivaldo(Barcelona-ESP) e Luizão(Grêmio);

Técnico - Luiz Felipe Scolari

Um comentário:

  1. hehe esporte sempre bom'
    confira meu blog tbm to t seguindo



    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/
    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/
    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/
    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/
    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir