NÃO PERCAM!

Acompanhem as postagens anteriores
Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COPA DO MUNDO - 1958



Começa aqui uma sequência de cinco posts sobre os títulos brasileiros em Copas do Mundo. O primeiro deles como não poderia deixar de ser, mundial de 1958, o inicio da rica história do Brasil nesta competição.


Por Felipe Dótoli


Dia 8 de Junho de 1958, começava ali a Copa do Mundo da Suécia.

Depois de duas copas frustrantes, em 50 uma derrota na final em pleno Maracanã para o Uruguai e em 54 eliminado pela forte Hungria, o Brasil chegava a Suécia abalado e sem grandes perspectivas de titulo.

O Brasil caiu em um grupo difícil com Áustria, Inglaterra e União Soviética. Ganhou dos austríacos por 3x0, empatou com os ingleses sem gols e na estreia de Pelé e Garrincha ganhou dos soviéticos por 2x0.

Nas quartas de final o adversário foi o Pais de Gales, time com ótimo sistema defensivo. O gol só saiu na metade do segundo tempo, mais especificamente aos 21, com Pelé, que se tornou o jogador mais novo a marcar em um mundial, 17 anos. Assim o Brasil chegou as semi finais.

Em uma partida expetacular o Brasil venceu a França por 5x2, com direito a 3 gols do Rei Pelé (que ainda não era Rei). Detalhe, a seleção francesa tinha um grande jogador chamado Kopa, mas infelizmente, pra eles, nós tinhamos um gênio.

No dia 29 do mesmo mês os brasileiros entraram em campo para disputar a final com os anfitriões, a Suécia. O inacreditável aconteceu, aos 4 minutos da primeira etapa Liedholm marcou para os suecos, mas nada que abalasse o Brasil, já que Vavá, Pelé e Zagallo trataram de mostrar quem seria o campeão. Final de partida, 5x2 Brasil, com aplausos em pé dos suecos que ali estavam. Uma demonstração de respeito a seleção mais vitoriosa de todo o mundo.

O Brasil levava da Suécia o seu primeiro titulo mundial e deixava de uma vez por todas os resquícios de 1950.



O Brasil foi á Copa na Suécia com:


Goleiros- Castilho(Fluminense) e Gilmar(Corinthians)

Zagueiros-Bellini(Vasco), Orlando(Vasco), Mauro(São Paulo) e Zózimo(Bangu)

Laterais-Djalma Santos(Portuguesa), Oreco(Corinthians), Nilton Santos(Botafogo) e De Sordi(São Paulo)

Meio-campistas-Dino Sani(São Paulo), Didi(Botafogo), Moacir(Flamengo) e Zito(Santos)

Atacantes- Pelé(Santos), Garrincha(Botafogo), Joel(Flamengo), Zagallo(Botafogo), Pepe(Santos), Mazzola(Palmeiras), Vavá(Vasco) e Dida(Flamengo)

Técnico- Vicente Feola

Nenhum comentário:

Postar um comentário