NÃO PERCAM!

Acompanhem as postagens anteriores

quarta-feira, 12 de maio de 2010

COPA DO MUNDO - 1962


Por Felipe Dótoli

Após a conquista do mundial anterior, 1958, o Brasil chega ao Chile como grande favorita ao titulo. A equipe brasileira vinha com praticamente o mesmo grupo de jogadores da copa anterior.Os dois gênios da equipe canarinho estavam lá, Pelé e Garrincha, e deles se esperava mais um show.

O grupo do Brasil foi composto por México, Tchecoslováquia e Espanha. Já no primeiro jogo contra os mexicanos uma boa vitória brasileira, 2x0, e Pelé como era de se esperar deixou a sua marca com um belo gol. No segundo jogo contra os tchecos um grande problema, o Rei sofre uma lesão na coxa direita e acaba por deixar o campo de jogo. Final de partida, 0x0. Pelé está fora da copa.

O último jogo dos brasileiros na fase de grupo, contra os espanhóis, foi o mais complicado desta fase. Liderados pelo húngaro naturalizado espanhol Puskas, a Espanha abriu o placar aos 35 do primeiro tempo, com Adelardo. Os espanhóis seguravam o resultado até que Amarildo, substituto de Pelé, aos 27 do segundo tempo, empatou a partida, e aos 41 ele próprio tratou de desempatar. Fim de partida e vitória brasileira, 2x1, vaga garantida para a fase seguinte.

Estava na hora de um certo Mané brilhar, e não demorou muito. No jogo seguinte, pelas quartas de final, a Inglaterra foi a adversária. Com dois gols de Garrincha, um deles uma pintura de fora da área, e um de Vavá, o Brasil venceu por 3x1. A grande estrela começava a brilhar.

Nas semi finais um jogo muito complicado, o Chile, dono da casa, e seus mais de 80 mil torcedores, que enferveceram o Estádio Nacional. Mas para azar dos chilenos, e sorte dos brasileiros, Vavá com dois gols e Garrincha com outros dois, o Brasil venceu por 4x2, e pela segunda vez seguida estava na final da Copa do Mundo.

Na final um velho conhecido brasileiro, a Tchecoslováquia, adversário da primeira fase. Com mais um show de Mané Garrincha o Brasil venceu os tchecos por 3x1, de virada, e se sagrou bicampeão mundial.

O Brasil foi a copa do Chile com:


Goleiros - Gilmar(Santos) e Castilho(Fluminense);

Laterais - Djalma Santos(Palmeiras), Nilton Santos(Botafogo), Jair Marinho(Fluminense) e Altair(Fluminense);

Zagueiros - Bellini(São Paulo), Zózimo (Bangu), Mauro(Santos) e Jurandir(São Paulo);

Meias - Zequinha(Palmeiras), Zito(Santos), Mengálvio(Santos) e Didi(Botafogo);

Atacantes - Garrincha(Botafogo), Zagallo(Botafogo), Pelé(Santos), Pepe(Santos), Coutinho(Santos), Vavá(Palmeiras), Jair Costa(Portuguesa) e Amarildo(Botafogo);

Técnico - Aymoré Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário